Peso Bruto ou Peso Cubado

peso _cubado

O Peso Bruto ou o Peso Cubado das cargas define o valor a ser pago pelo transporte, de acordo com a sua modalidade, e  também é um importante fator para o seu manuseio e o transporte das mercadorias. Por isso, ter conhecimento de como calculá-lo nos diversos cenários do transporte de cargas é imprescindível.

Cálculo para transporte de carga

O transporte da carga é cobrado de acordo com o peso da mercadoria ou o espaço que ela ocupa. Sempre o que for maior.

Saiba como fazer estes cálculos e antecipar seus custos de transporte, descobrindo se sua carga possui ou não cubagem.

A cubagem é calculada multiplicando-se as medidas de Comprimento x Altura x Largura (CAL) de cada volume a ser transportado.

Cálculo para Transporte Aéreo

No transporte aéreo, por regulamentação IATA, uma aeronave acomoda 166,66 kg em 1 metro cúbico, ou seja, a relação de peso/volume é de 1:6.

O cálculo é sempre o mesmo: X m³ x 166,66 Kg

Para a aplicação das tarifas de transporte (peso taxável), sempre prevalece o peso maior. No caso da caixa será o PESO CUBADO e no do cilindro será o PESO BRUTO

Cálculo Marítimo

No transporte marítimo, por convenção 1 tonelada e igual a 1m³.

No caso do transporte marítimo, a conta é ainda mais simples. Considera-se que sempre 1 metro cúbico é igual a 1 tonelada. No caso da caixa será cobrada a tarifa mínima, que pode variar entre ½ e 1 tonelada, de acordo com a companhia marítima a ser utilizada. No caso do cilindro o peso taxável será de 2,10 toneladas, embora a carga tenha PESO BRUTO de 1,5 toneladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Weather forecast by WP Wunderground & Denver Snow Removal